Fale Conosco
  • phone
    (11) 4606-4469
  • location_on

    Rua Araçari, 91- Parque Guarani Várzea Paulista - SP 

Deixe sua Mensagem

Robotização Contábil

Robotização contábil não é só para empresas como ROIT e Contabilizei, pois a SOBIT existe para proporcionar o alcance a esta tecnologia a todas as contabilidades do Brasil!

Afinal Como Funciona A Robotizacao De Processos - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais - Robotização Contábil

Robotização Contábil

Olá pessoal, estou aqui outra vez, Osmair Marangne diretor da SOBIT – Automação Contábil e Comercial, tenho uma perguntinha básica:

– Já começou seus trabalhos no planejamento para 2020?

Obviamente, muitos devem perguntar:

– O que tem a ver Robotização Contábil com planejamento 2020?

E foi por isso, que escrevi este post, vem comigo que eu lhe explico tudinho…rs!

 

Planejamento - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais

 

A contabilidade brasileira tem exigido cada vez mais, um melhor tratamento das informações, demandando um alto esforço na identificação, preenchimento e revisão das informações. Em um ambiente caótico que exige um número de obrigações acessórias muito maior do que o verificado em outros países, temos, de um lado, a Receita Federal Brasileira, com todas suas autarquias, federais, estaduais e municipais, altamente informatizada, detentora de um volume gigantesco de dados bem organizados e cada vez mais preciso na fiscalização (embora passe por escândalos gigantescos de desvios… mas isso é um tema para outro post) e, de outro, empresas contábeis que vêm enfrentando pressão para rever seus custos e elevar a eficiência em seus processos de gestão, produção e serviço.

 

Reducaodecustos - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais

 

Para responder a esta situação atual, podemos citar inúmeras empresas como a ROIT, Contabilizei e SOBIT, fazendo o uso da automação de processos por meio de robôs (RPA – Robotic Process Automation), com foco em redução de custos e riscos operacionais na contabilidade.

ROIT e Contabilizei, trabalham em benefício próprio, investindo em soluções para uso em seus negócios em relação aos seus clientes, já a SOBIT investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções para o mercado contábil brasileiro como um todo, desde 2008, a empresa trabalha incessantemente em seu Middleware, na melhoria continua de uma solução capaz de integrar contabilidades e seus clientes de forma ímpar.

Rpa Olhardigital - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais

 

O fato é que a automação através de robôs, surge como uma alternativa de custo acessível e baixa complexidade para as contabilidades, capaz de proporcionar uma experiência diferenciada sobre eficiência, eficácia e redução dos custos operacionais com atividades padronizadas, repetitivas e baseadas em regras predefinidas, viabilizando a melhoria de seus processos, assertividade e velocidade no tempo de resposta aos clientes das contabilidades.

Se você ler um pouco sobre screen scraping, ficará espantado em saber como os robôs podem navegar em interfaces de sistemas movimentando dados e executando ações convencionais da mesma forma que um ser humano. No entanto, robôs com tais características não estão aptos a tomar decisões em substituição de um ser humano, embora já existam tecnologias capazes de reproduzir a nossa experiência cognitiva (aquilo que chamamos de inteligência artificial), valendo-se de um processo de reconhecimento e aprendizado de padrões observáveis em conjuntos de dados (aprendizado de máquina ou “machine learning” e ainda redes neurais).

 

Rpa Ia2 - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais

 

As vantagens que podem ser obtidas com a automação de atividades da contabilidade vão desde a geração de valor adicional para a organização, através da realocação de esforço humano para trabalhos de análise avançada, de alto valor agregado, até a proteção de valor em nível bastante granular, como resultado, por exemplo, da redução substancial de falhas e erros no preenchimento de obrigações acessórias, apontamentos e escrituração, que podem gerar desembolso com multas ou o consumo de recursos importantes com defesas administrativas, isso sem falar obviamente, na experiência dos clientes daquela contabilidade.

Não é necessário criar um projeto gigantesco de automação, pois a automação por meio de robôs de pode ser seletiva e gradativa, focando em áreas de atividade específicas de sua empresa contábil e não necessariamente em toda sua contabilidade. Podemos naturalmente mapear os processos de menor impacto e maior retorno e trabalhar sobre eles. Isso traz muitas vantagens em termos de redução de custos operacionais e programação de investimento, pois em situações de restrição orçamentária para investimento em robôs, o foco pode ser direcionado às atividades que proporcionem retorno mais rápido.

Por exemplo:

  1. Vamos pensar em quantas planilhas são digitadas manualmente em sua operação todos os dias;
  2. Ou então quanto tempo e recursos são necessários para obter o movimento fiscal de seus clientes todos os meses;
  3. E ainda temos os eventos que fazem parte do fechamento da folha que todo mês geram correções;
  4. A tarefa de recalculo de FGTS e inúmeras outras guias e DARFs;

A este contexto somem as atividades que estejam sendo executadas com o suporte de recursos adicionais terceirizados (por exemplo, registros manuais de movimentação fiscal, financeira, contábil ou pessoal, geração de relatórios de compilação de dados em planilhas eletrônicas etc.), a substituição do esforço desses por um robô pode proporcionar retorno quase que instantâneo, justificando uma alocação de orçamento de forma prioritária. Uma prova de conceito atrelada a um projeto piloto com técnicas de MVP – Minimum Viable Product – contribui com a confirmação da velocidade de retorno do investimento e pode ajudar a Administração na decisão de escalar o projeto de automação para outras atividades, assim como já descrevi anteriormente, podemos desenvolver robôs de forma gradativa e na medida que estes robôs vão liberando recursos reinvestimos automatizando outros processos dentro da contabilidade.

 

Mvp - Sobit - Empresa especializada em automação contábil e comerciais

 

Em busca de melhores resultados, é essencial que gestores e analistas explorem em suas contabilidades atividades de ganho em processos com automação também conhecidas como NAV(atividade que não agregam valor). Ao contrário do que se possa pensar, a robotização pode ser alcançada a custos bastante razoáveis, de forma muito rápida e não invasiva, já que os robôs interagem com qualquer sistema de informática sem a necessidade de projetos onerosos de implementação ou integração. E o processo caro e oneroso é exatamente o que temos atualmente na contabilidade, com departamentos inchados, custo operacional altíssimo, baixa qualidade e pouquíssimo valor agregado nas entregas.

Abro um parênteses aqui para falar um pouco sobre a definição de valor agregado, que nada mais é do que a percepção do cliente, onde ele paga um valor maior, pois tem a certeza que está adquirindo algo que vale ainda mais do que está pagando, em outras palavras agregar valor a um produto ou serviço é tornar tácito, palpável ou mesmo percebido ao seu cliente, que há vantagem em adquirir seus produtos, bens ou serviços, mesmo eles tendo preços acima da média de mercado, uma vez que torna-se perceptível que está levando algo acima do que é oferecido pela média de mercado.

Que tal então começarmos nosso projeto de automação contábil?

Bem, no início de um projeto de automação com o uso de robôs, o melhor caminho a seguir é primeiramente obter uma visão macro dos processos da contabilidade, lembre-se que mesmo trabalhando somente com contabilidades, nos da SOBIT, entendemos muito cedo que não temos um negócio tão “nichado” assim, pois há uma série de particularidades, até porque, pouquíssimas contabilidades no Brasil tem carteiras totalmente homogêneas, sim elas não conseguiram “nichar” e com isso é preciso pensar de forma mais ampla,  para identificar a presença de atividades repetitivas, manuais, de baixo valor agregado, em relação às quais possam ser percebidos e mensurados ganhos de eficiência, eficácia e redução de custos operacionais, assim como, riscos operacionais. Uma prova de conceito, atrelado a projetos piloto, em escala reduzida, ajudará a confirmar o potencial de vantagens e eficiências.

Em síntese, um projeto de automação, na contabilidade, com uso de robôs pode ser mais simples do que se imagina, além de se demonstrar muito eficiente em termos de redução de custos e elevação na qualidade das informações geradas para cálculos ou obrigações acessórias. Os projetos geralmente não são longos e a tecnologia tem ficado cada vez mais acessível em termos de custos envolvidos. Sem dúvidas, automação de atividades com o uso de robôs é um projeto que deve obrigatoriamente constar no plano de ação de todos os executivos à frente da contabilidade.

Entenda definitivamente que, a robotização contábil, não é acessível somente para empresas como, ROIT e Contabilizei, saiba que a www.SOBIT.com.br, investe desde 2008 em pesquisa e desenvolvimento de inúmeras soluções, para proporcionar o alcance e acesso a esta e inúmeras outras tecnologias, a todas as contabilidades do Brasil!

Robotização Contábil
Avalie este Post!

×
Olá, Gostaria de falar com um especialista ??