Fale Conosco
  • phone
    (11) 4606-4469
  • location_on

    Rua Araçari, 91- Parque Guarani Várzea Paulista - SP 

Deixe sua Mensagem

Tudo pronto para a entrega da ECF?

Você acabou de entregar a ECD, terá que substituir algumas e ainda tem que pensar na entrega da ECF.

Ecf No Prazo (1) - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciais - Tudo pronto para a entrega da ECF?

Neste post vamos falar um pouco sobre ECD e ECF dentro do contexto de automação contábil e comercial.

Colhido Vista Maos Digitando Laptop 1262 3196 - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciaisTodos nós sabemos que automatizar rotinas em sua empresa contábil não é mais uma opção e sim uma necessidade básica, assim como ter um ERP para fazer contábil, fiscal e pessoal não é verdade?

Pois bem, no finalzinho do último mês muitos contadores e empresários de outros segmentos entram em contato conosco para realizar suas automações, pois antes tarde do que nunca, perceberam que manualmente seria impossível cumprir os prazos e ficariam refém das possíveis sanções e multas do fisco com relação a entrega da ECD.

 

Esta busca ainda continua, pois muitos empresários e contadores ainda não conseguiram retificar ou mesmo substituir suas E

19.05.14 Entrega Da Ecf 2019 - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciais

CDs entregues em branco, isso sem falar que logo ali na frente já teremos a entrega da EFC que traz consigo uma complexidade muito superior a ECD, devido ao escopo que é tratado na ECF que é muito mais abrangente que o escopo tratado na ECD.

 

Bom, o fato é que há uma infinidade de informações, que devem estar equalizadas em seus ERP contábeis, para que consiga realizar a entrega, corretamente da ECF

 

Um pouco sobre a ECD e ECF.

O prazo da ECF está se aproximando e é hora das contabilidades e empresas em geral se agilizarem para preparar a entrega dessa declaração para a Receita Federal. Com certeza essa data está no seu planejamento tributário, não é mesmo? Não? Então é melhor ler este texto com muita atenção para evitar pagar multas e outros prejuízos!

 

Você sabe quais declarações foram substituídas?

 

Erpsobit51 - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciaisECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma declaração que substituiu a extinta “Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica”.

ECD (Escrituração Contábil Digital) substituiu a escrituração contábil em papel por versões digitais.

Agora que você já sabe o que é cada um desses documentos, é hora de entender a importância de preenchê-los adequadamente (e quando fazer isso!). Siga lendo!

 

 

Preenchimento correto

 

Vocedigitatudoisso - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciaisA ECF não só substituiu a antiga DIPJ, mas a expandiu: agora são 14 módulos de informações a serem preenchidos, com um sistema de rastreabilidade de informações muito mais complexo.

Já imaginou a quantidade de informações para lançar em seu ERP Contábil, Fiscal e Pessoal?

Parece complicado, não é mesmo? No entanto, para um contador especializado e munido de soluções de automação contábil e comercial, contador digital, isso é mais simples. Com as ferramentas adequada ele consegue ao longo do tempo deixar seu sistema contábil atualizado sem cometer erros, e garanti que sua empresa passe por esse processo de forma simples e prática a ponto de ser imperceptível à sua operação estas entregas.

 

Porém, infelizmente o contrário também é verdadeiro, para os contadores que ainda realizam contabilidade de forma tradicional, o problema é mais embaixo. Há nesses casos a necessidade a digitação de muita informação nos sistemas contábeis e isso pode gerar sérios problemas.

 

Prazo certo

Tranquilidade - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciaisO contador digital também conhece o prazo de entrega específico para cada um desses documentos e, com base nos processos de automação contábil e comercial, o contador digital já tem todas as informações em seus sistemas para a devida realização da entrega destas obrigações, na teoria é bem simples, mas na pratica há um série de cuidados que devem ser tomados e muitos pontos a serem observados.

De fato, o trabalho é árduo, porém a automação retira muito retrabalho desta situação o que não acontece com o contador que ainda trabalha de forma tradicional.

 

Menor risco de multas para sua empresa

Quando a ECF ou ECD são preenchidas erroneamente ou fora do prazo, sua empresa sofre com multas. Por exemplo, as empresas cujo regime tributário é o Lucro Real correm o risco de multa no valor de 10% do lucro líquido caso apresentem a ECF com erros ou omissões. Já entregar fora do prazo pode render R$ 500 de multa por mês-calendário.

Com o advento da contabilidade digital e as soluções para automação contábil e comercial, assim como as integrações entre sistemas, é possível evitar essas multas, uma vez que tudo que é transacionado pela empresa, ou seja, fato gerador, já é refletido automaticamente no sistema contábil, possibilitando as entregas corretamente e em prazo adequado.

 

Quais as vantagens de estar em dia com essas obrigações?

 

Empresa regularizada

Estilo De Vida De Um Homem De Negocios 23 2148102528 - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciais

 

 

A ECF e ECD são obrigações das empresas brasileiras. Portanto, não entregar esses documentos devidamente preenchidos e no prazo correto incorre em causar um conflito e deixar a empresa irregular.

 

 

Mais economia

Integracaocontabilreducaodecustos - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciais

 

Uma empresa irregular recebe multas, algumas bem altas (como já vimos). Esse tipo de situação causa perdas financeiras para a companhia. É muito mais econômico ter um contador digital, para lidar com esse processo tributário e evitar sofrer com essas cobranças.

 

 

 

Do prazo para a entrega.

 

A ECD deve ser entregue anualmente até às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do último dia de maio do ano seguinte ao ano calendário do documento. Ou seja, se estamos falando da ECD referente ao ano calendário de 2018, o prazo é até às 23:59:59 do dia 31 de maio de 2019.

 

O prazo muda um pouco em situações especiais (como cisão parcial ou total, incorporação, fusão ou extinção da empresa). Se esses eventos extraordinários ocorrem de janeiro a abril do ano calendário, a ECD deve ser entregue até o último dia útil de maio do mesmo ano. Se o evento ocorrer de maio a dezembro do ano calendário, a ECD deverá ser entregue até o último dia útil do mês seguinte.

Ecf - Sobit Empresa especializada em automação de rotinas contábeis e comerciais

Já o prazo da ECF segue a mesma lógica, só que em outro mês. No caso, o documento deve ser apresentado até às 23:59:59 do último dia útil de julho do ano seguinte ao ano da escrituração (em 2019, dia 31 de julho).

Em casos de situações especiais ocorridas entre janeiro e abril, o prazo é até o último dia útil de julho do mesmo ano. Se o evento ocorrer entre maio e dezembro, o prazo vai até o último dia útil do 3º mês seguinte.

Tudo pronto para a entrega da ECF?
Avalie este Post!

×
Olá, Gostaria de falar com um especialista ??