Blog

Informação é tudo!

Blog From Author

SUA EMPRESA CONTÁBIL JÁ CONTA COM AUTOMAÇÃO CONTÁBIL OU ROBOTIZAÇÃO CONTÁBIL?

Olá contadores e contadoras, espero que este lhe encontre bem!

A automação contábil e a robotização contábil, nunca foram tão exploradas como nos dias atuais.

Todas as empresas do meio contábil, estando direta ou indiretamente envolvidas com a contabilidade das empresas brasileiras, tem percebido altíssimos investimentos em tecnologia, voltada para este ramo de atividade. Este movimento fez até com que, de certa forma mudássemos a maneira de se fazer contabilidade, o que trouxe para o mercado contábil resultados jamais vistos.

Todos que habitam neste novo mundo contábil, percebem que é necessário automatizar cada vez mais, pois é preciso trabalhar, de forma, cada vez mais inteligente e menos braçal.

Para se sobressair as crises e a concorrência que agora é global, também no meio contábil, é preciso investir cada vez mais em ações, que façam com que sua empresa contábil, saia do modelo tradicional e migre para o modelo digital, automatizando assim, muitos trabalhos que hoje são realizados em sua empresa contábil de forma manual. Esse upgrade, tem que acontecer no máximo de processos possíveis, tendo como meta automatizar principalmente os processos que tem menor valor agregado.

“Pare de trabalhar duro, ninguém remunera esforço, todo mundo para pôr resultado, por experiência gerada! Pouco importa se você levou 10 dias ou 1 hora para apertar o parafuso correto, gente inteligente vai pagar pela máquina funcionando.”

Sim, seus colaboradores e até você mesmo, de certa forma, tem que parar de trabalhar de forma braçal, assim, terá mais tempo e energia para que sua mente e a de seus colaboradores, trabalhem em prol de sua empresa contábil. Do contrário, continuará vivenciando situações, que muitas contabilidades ainda enfrentam atualmente:

1. Quadro inchado;

2. Super profissionais de formação e carreira desenvolvendo tarefas de baixo valor agregado (ex: digitação de extrato bancário, lançamento de notas fiscais, apontamentos manuais);

3. Rotatividade, por que ninguém quer ficar em uma empresa desatualizada!

"Como a pessoa se recoloca no mercado caso perca o emprego?"

4. Custo altíssimo para fechamento mensal(contábil, fiscal e pessoal) de clientes;

5. Processo onboard não funciona bem, devido a burocracia e processos arcaicos não automatizados;

6. Carteira com clientes problemáticos, pois é o que mais tem em escritórios com dificuldades para virar a chave para o mundo digital.

7. E por aí vai...

Frente a crise que vivenciamos, nunca fez tanto sentido, potencializar e ou amplificar a produção e serviço dentro de sua empresa contábil e a automação contábil é sem dúvida o caminho, isso está mais do que provado e embasado, basta analisar os grandes players do mercado e ver o quanto é investido por eles em tecnologia.

E foi por isso que escrevi esta matéria, espero que goste, pois ao final terá em mãos inúmeras dicas e melhores práticas para preparar sua empresa contábil para esta nova era, a era da contabilidade digital!

Automação Contábil


“Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si só[1][2]) é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.[3] Em seu uso moderno, a automação pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um dado processo, combinados com retroação de informação para determinar que os comandos sejam executados corretamente, frequentemente utilizada em processos antes operados por seres humanos[4], é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção e serviço, otimizando resultados.[5]”

O trecho de texto acima foi retirado do site Wikipédia, e resume bem o que é automação, mas no caso de automação contábil, temos que ir um pouco além desta superficial definição.

Em outras palavras o texto do Wikipédia sugere que com a automação podemos substituir alguns processos manuais, ou mesmo artesanais, que demandam alto esforço, assim como, gasto enorme de energia e tempo, por um processo automatizado, amparado por software e hardware, como por exemplo as cancelas eletrônicas encontradas em pedágios e estacionamentos.

Blog From Author

Ah! Permita-me abrir um pequeno parêntese aqui...


“Como passou as festas e a virada de ano? Viajou?

Você tem semparar, conect car ou qualquer outra tag de pagamento eletrônico de pedágio em seu carro? Sim! E em sua contabilidade? Não? Não entendeu, então me permita explicar, esta analogia.

Toda vez que viajo com um amigo ou um parente que não tem Tag de pedágio no seu carro, chego no destino muito antes deles, mesmo partindo no mesmo horário e respeitando todas as leis e limites de trânsito, simplesmente por não ter que parar e ficar na fila do pedágio. Em períodos de alto volume de veículos essa diferença é ainda maior.

Neste fim de ano viajei com amigos e parentes e percebi o quanto de tempo ganhei, sempre chegava muito mais rápido e bem menos cansado que eles.

Tempo é dinheiro, correto? E seu tempo quando está de férias é muito mais caro, vale a pena ter a Tag de pedágio em seu carro? Claro que vale!

E em sua empresa contábil? Vale a pena ou não?

A automação contábil é muito similar a isso! Se você quer deixar a concorrência na fila, quer passar na frente, quer chegar primeiro esse é o caminho.

Ninguém ficará sem curtir o fim de semana, mas quem chega na frente pega o melhor lugar, não é verdade? Isso serve para sua empresa contábil também, pois ninguém vai ficar sem clientes, mas quem tiver melhor preparado, com certeza ficará com os melhores clientes!

Automatize sua empresa contábil em 2021 com a SOBIT, mais de 1500 contabilidade já fazem parte desta família o que você está esperando?!”



Já ouvi muitos contadores e contadoras se queixando do tempo para fechar as empresas e de que os processos em sua empresa contábil limitam o crescimento da mesma, pois bem a automação vai diretamente ao encontro destas questões.

De fato, a medida que você vai liberando tempo, devido a inserção de automação, você pode escolher, se vai ofertar mais qualidade e cobrar mais caro por isso mantendo uma carteira com números absolutos menores, porém clientes extremamente rentáveis, ou se vai partir para uma contabilidade mais automatizada de baixo valor agregado com foco em clientes e serviços mais simplificados onde o objetivo é arrebanhar um número maior de clientes e ter preço muito mais agressivo.

Porém o contador e a contadora que não investir em tecnologia e automação, passará a se ver entre a cruz e a espada, pois tanto as contabilidades com serviços gourmet, assim como, as contabilidade com serviços mais segmentados, vão naturalmente prospectar em sua carteira, porém de forma cada vez mais agressiva e/ou com uma oferta de valor muito superior. Em outras palavras ficar parado em cima do muro por muito tempo é um erro grande demais e irreversível.

Os contadores e as contadoras, mais tradicionais, ainda tem enorme resistência quando o assunto é “substituir o trabalho humano, por processos automáticos”, isso é devido ao fato de por anos o contador e a contadora ter que inevitavelmente analisar e reanalisar os dados imputados nos livros, o uso de caneta tinteiro, gelatina e outras situações nostálgicas, faz com que os contadores e contadoras mais tradicionais se mantenham céticos ao uso das novas tecnologias. Não tiro a razão deles, é fato que a tecnologia ainda tem muito o que melhorar e que o estado da técnica atual não permite a empresas com a SOBIT, fazer todos os milagres que sonhamos, mas nesta mesma estrada temos inúmeras contabilidades investindo seriamente, tempo e recursos financeiro, para de um jeito ou de outro, vencer as barreiras que ainda existem e juntos a elas estamos avançando a cada vez mais.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Lá em meados de 2008, quando a SOBIT dava seus primeiros passos, a 10~12 anos atrás, pouquíssimas contabilidades trabalhavam com consulta ou busca automática de Notas Fiscais Eletrônica – Nfe. Nesta época tínhamos uma dificuldade enorme em apresentar e falar sobre o que fazíamos, mesmo tendo a fase do projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica iniciada em 2005, três anos antes, criada para substituir a nota fiscal modelo 1/1-A e instituída pelo Ajuste SINIEF 07/2005. Os Protocolos ICMS 10/2007 e o 42/09 estabelecem a obrigatoriedade de utilização da NF-e.

No dia 15 de setembro de 2006, em GO e RS, foram emitidas as primeiras NF-e com validade tributária. Desde então a Nota Fiscal Eletrônica deixou o status de projeto piloto, tornando-se um instituto oficial de controle fiscal recebido pelas Secretarias de Fazenda de todos os estados Brasileiros. E ainda até hoje eu vejo contadores e contadoras apegados aos DANFEs, é triste sim, mas é a realidade.

Para emissão de NF-e o contribuinte tem as opções de: Construir aplicativo próprio integrado ou adquirir aplicativo de empresa desenvolvedora de software como o ERP da SOBIT, para fazer suas vendas, emissão de boletos, controle financeiros, controle de estoque e emissão de notas de venda de mercadoria e serviços.

Principais benefícios da automação em sua empresa contábil


O mercado contábil mudou isso é fato! E que a tecnologia tem um papel de destaque em toda essa mudança! Disso também, ninguém pode descorda.

O processo de automação contábil, proporciona a empresa contábil uma transformação muito grande, com a criação de novos processos, ajustes em processos já utilizados, otimizando o esforço e tempo do profissional contábil, assim como, todos os recursos da empresa contábil desde tempo, dinheiro, espaço físico, logística física e afins.

Com o melhor uso dos recursos e dos profissionais de sua empresa contábil, surgem novas oportunidades, após a implantação de ferramentas, tais com a SOBIT, você e seus colaboradores não precisam dedicar tanto tempo para o fechamento ou entrega de obrigações de uma empresa.

Em outras palavras sobra tempo, recursos e profissionais, para que o gestor daquela empresa contábil, consiga destinar horas para melhor trato com o cliente, mais aproximação dos negócios de seus clientes. Com isso, surgem inúmeras oportunidades de novos negócios dentro da mesma carteira, mais rentabilidade e lucro.

Em outras palavras, automatizar sua empresa contábil pode ser a transformação que você contador e contadora, ou mesmo, empresário contábil, precisa, para fazer mais com menos. É necessário e de suma importância, estar presente e entender a necessidade de seus clientes, nada fidelizará e/ou rentabilizará tanto sua carteira de clientes.

Controle


Quem não quer ter os dados de sua empresa na palma da mão?

Como empresário, a todo momento quero saber o que aconteceu, o que está acontecendo e o que vai acontecer com minha empresa, se eu fizer esta ou aquela ação para onde vamos?

A automação possibilita ao contador, a contadora e seus clientes uma visão horizontal e vertical de todos os números da empresa. Não que manualmente isso não seja possível, porém quando falamos de processos automáticos isso ocorre em uma velocidade surpreendente, tudo online em tempo real e, é disso que estou falando, é isso que cada vez mais os empresários anseiam.

Quando queremos saber algo sobre nossos negócios queremos agora, naquele momento, não importa se este agora, são exatamente 4:30 da manhã de domingo de pascoa...

Não sei vocês, mas eu sou assim, e muitos empreendedores, muitos empresários de sucesso, tem o habito de dormir com um caderninho na cabeceira da cama, ou com o note/celular a tira colo para anotar seus insights, comigo é assim e com você, comenta ai embaixo para eu saber se estou certo ou ficando louco...rs!!!

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Um bom contador e uma boa contadora, entende isso, vive isso e via tecnologia proporciona isso a seus clientes e assim os fideliza.

O emprego de tecnologia, automação, robotização e inteligência artificial é fundamental.

Relatórios e documentos como diário, razão, balancete e balanço, trazem uma visão 360, daquele momento retratado, porém uma contabilidade tradicional, apresenta a seus clientes um retrato do passado, embora a contabilidade seja baseada em fatos geradores, atualmente com o uso da tecnologia é possível retratar e apresentar instantaneamente, assim como, estimar os próximos números de uma empresa e saber se ela esta em um bom caminho.

Caso uma determinada empresa esteja em um caminho ruim, como um barco que ruma para as pedras, em total desgoverno, utilizando-se de uma contabilidade digital podemos te uma chance, já no caso da contabilidade tradicional, quando for ver o barco já afundou.

Blog From Author

Tenho certeza que você, contador, contadora, empresário, empresária contábil, gosta de ter as informações de sua empresa contábil a mão, não é? Com seus clientes não é diferente, ele quer sim saber o quanto andas sua empresa, do ponto de vista contábil, mas esta visão 360 tem que esta atualizadíssima e se possível for com um plano, estimativas ou perspectivas futuras para seus negócios e não tem outro profissional mais qualificado para esta missão, mas se você gastar boa parte do seu tempo digitando apontamentos contábeis, lançando ou corrigindo notas importadas, você não vai ter tempo para fazer aquilo que realmente tem valor para seus clientes, percebe isso? Como proporcionar essa visão aos clientes da contabilidade, se tanto você gestor contábil, como seus colaboradores estão enterrados em processos arcaicos e manuais?

É hora de repensar suas estratégias para 2021!

Contabilidade + Clientes


O subtítulo poderia ser Contabilidade vs Clientes...rs... pois quando você contador e contadora não consegue integrar, automatizar evoluir em si é isso que acontece.

Participo de muitos grupos de contabilidade no WhatsApp, Facebook, telegram, e o que eu vejo de reclamação não é pouco...

Claro que onde a fumaça a fogo e, é fato que a qualidade dos empresários e empreendedores brasileiros é muito baixa, basta estudar a história de cada um que você vai perceber que muitos estão ali por acaso. Pouquíssimos foram fazer um empretec da vida. Pouquíssimos sonhavam em ser donos de algo, ter funcionários e tal, pagar impostos então nem pensar...(risos)

Realmente não é fácil, mas automatizar sua contabilidade lhe permitirá estar mais perto de seus clientes inclusive digitalmente falando, mesmo estando a quilômetros de distância de seus clientes, assim que sua empresa contábil começa a colocar clientes no processo digital, tudo flui de maneira mais prática, simples e inteligente. Imagine seu sistema contábil integrado ao sistema de seus clientes, tudo o que acontece lá será refletido em seu sistema contábil, online em tempo real.

Neste momento você diz: - Ah! Mas meus clientes não tem sistema e nem querem comprar um.

A nota fiscal de saída e entrada estão na receita federal e a SOBIT, pega para você e insere dentro do seu sistema contábil!

A conexão direta com bancos e empresas operadoras de cartões com Cielo, RedeCard, Stone, Pagseguro e outras também é online em tempo real.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Pare de reclamar, sério mais ação e menos reclamação...vamos agir!!!

Veja, existem inúmeras ferramentas no mercado que possibilitam você monitorar toda a movimentação fiscal, financeira e pessoal de seus clientes e assim que algo é feito lá na empresa de seus clientes, isso é refletido em seu escritório, evitando que o cliente envie informações por telefone, e-mail, motoboy, pombo correio etc...

Com isso não temos retrabalho no lançamento, e as informações são incluídas e importadas diretamente. Sua equipe de profissionais contábeis, analistas fiscais e pessoal, poderá destinar todo o tempo sobressalente a tarefas mais interessantes, afinal, os profissionais qualificados, que aí trabalham, tem que se ocupar com algo mais interessante, para lhe retornar, também, algo mais interessante.

Neste momento sempre escuto... e principalmente daqueles que ainda trabalham ou são proprietários de contabilidades tradicionais:

- Ah! Mas o cliente manda tudo errado, lá no sistema dele está tudo errado, ele vende errado, eu tenho que arrumar tudo depois, lá tem caixa 2,3,4,...14...(risos)

Uma das premissas para o novo modelo contábil, para a contabilidade digital em si, é que o cliente tem que estar certo ou minimamente correto, quem já trabalha com uma contabilidade no modelo digital, ao se deparar com tal situação, vê dois caminhos a trilhar:

1. Encarar como uma oportunidade de vender uma consultoria para ajudar este cliente a se organizar e assim rentabilizar e fidelizar o mesmo;

2. Substituir este cliente por outro com perfil mais adequado a proposta de uma contabilidade digital e de quebra se livrar do passivo e dos riscos que este cliente oferece para seu negócio contábil, não é brincadeira é a sua empresa, sua fonte de renda e dependendo do nível do problemas as complicações podem te tirar inclusive sua liberdade.

Gestão da informação


Controlar é sim parte de uma gestão, mas o que fazer com tanta informação fornecida pelos clientes da contabilidade, você contador e contadora, já pararam para pensar, qual valor destas informações contidas em seus sistemas contábeis?

Pois é, a tecnologia que permeia a automação e robotização contábil, permite uma forma melhorada de manuseio das informações, toda a gestão de fato que vai desde a segurança, redundância, guarda, armazenamento, recuperação e tratamento de informações.

E isso abre um leque imenso de oportunidades de trabalho e de negócios para todos.

O diamante antes de extraído, lapidado e moldado nada mais é do que uma pedra enterrada assim como todas as outras, não há valor de fato enquanto não cavarmos retirarmos e realizar todos os trabalhos para que ele vá para uma gargantilha, anéis ou brincos, até a loja onde será comercializado pode agregar valor ou não a peça.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Toda base de dados de qualquer contabilidade é similar a um diamante, não o bruto, mas sim ao que ainda está lá enterrado.Toda base de dados de qualquer contabilidade é similar a um diamante, não o bruto, mas sim ao que ainda está lá enterrado.

Então é preciso extrair e trabalhar sobre toda esta riqueza e sua contabilidade deve ser a melhor para expor, pois agora sim, esta informação terá cada vez mais valor.

Em um outro exemplo, imagine se automaticamente você soubesse quando o certificado do seu cliente vai vencer, por que não automaticamente redirecioná-lo para uma tela de checkout e agendamento para a renovação de um certificado? E claro ganhar algo por este trabalho que de certa forma será feito todo por softwares, programas e maquinas.

E este é um exemplo muito básico do que pode ser feito, imagine as possibilidades, imagina toda esta informação utilizada da maneira correta em uma consultoria de negócios, imagine o valor que teria uma consultoria com tanto embasamento e informação... com certeza para quem esta adquirindo uma consultoria tão poderosa o preço será sempre secundário.

E não para por aí... imagine você, em sua empresa contábil:

1. Reduzindo o tempo mensal de fechamento fiscal das empresas em sua carteira em até 90%, seria o mesmo que dizer de 10 dias para 1 dia de trabalho;

2. Tendo a contabilidade de 100% de seus clientes em dia, com certeza dormiria bem melhor;

3. Ter mais exatidão e visibilidade das informações, o que contribui para a tomada de decisão;

4. Possibilitar a você e todos os seus colaboradores trabalhar de onde quiser, neste ano, as ferramentas web como a SOBIT, fizeram total diferença;

5. Já pensou em quanto seu time pode produzir mais e melhor com a ferramenta certa? Isso é contabilidade digital.

Comunicação


Como diria o poeta:

“Quem não se comunica se trumbica”.

Quando uma empresa contábil começa a participar de um processo tecnológico que traz consigo aporte significativo de automação, robotização e inteligência artificial, tudo, certo ou errado, é logado, mapeado, rastreado e certificado, mas o que isso quer dizer?

Bem, cada vez menos sua empresa contábil terá os problemas oriundos de comunicação (aquele disse que me disse já era), mesmo tendo vários canais de dialogo com seus clientes, os processos amparados por tecnologia acabam por centralizar toda esta comunicação criando um funil e um local único, como repositório de todos os diálogos com os clientes, onde tudo é prontamente documentado e salvo.

Problemas com desencontro de informação, discussões sem fundamentos, ligações telefônicas estressantes e milhões de trocas de e-mail, praticamente deixam de existir.

Dentro das ferramentas como a plataforma da SOBIT, toda situação de exceção é tratada e documentada, segundo um workflow simples com início, meio e fim, bem definidos.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Assim a percepção dos benefícios só aumenta, pois a comunicação com os clientes flui de forma muito benéfica para a parceria comercial, logo os processos passam a ser otimizados diariamente, então o aumento na produtividade e economia é perceptível, tácito, principalmente quando se compara o antes e o depois.

Então você agora, de dentro de sua empresa contábil, começa a perceber que tem tempo e pode então investir melhor em seus profissionais, tanto em cursos e promoção de carreira, quanto dando a eles tarefas que realmente condizem com o currículo e formação profissional dos mesmos. O resultado é uma equipe engajada, proativa, pronta e cada vez mais capacitada.

Agora se você tem um bom time e tem excelentes ferramentas para uso deste time, só Deus pode para sua empresa e todos nós sabemos que em Deus é só fartura!

A automação contábil faz com que sua equipe possa transitar de trabalhos manuais, braçais, para trabalhos inteligentes, trabalhos estes que salvaram inúmeras empresas em 2020, graças a Deus temos muitos exemplos aqui na SOBIT com nossos clientes contadores e contadoras que salvaram muitas empresas.

Sempre dá para melhorar


Não sei se a frase é dele, mas uma vez escutei o Mário Sérgio Cortella, dizer:

“Faça o melhor com o que tem agora e assim que as coisas melhorarem, otimize seus feitos...”

A automação contábil nada mais é do que pura e simplesmente melhorar algo que já esteja sendo feito. E melhorar no sentido de dar mais velocidade, assertividade, rastreabilidade, celeridade enfim, fazer mais com menos e cada vez melhor.

Nenhuma empresa contábil que pensa em automação contábil consegue de cara colocar todos os seus clientes no processo redondinho e pronto, vivem felizes para sempre. Isso é um pensamento utópico que ainda permeia muitas contabilidades. Muitos contadores e contadoras ficam sem dar os primeiros passos, pois querem iniciar já no mais alto nível e infelizmente isso é bem difícil, raríssimas são as exceções.

Quantas vezes já ouvi:

- Então, quero integrar 100% da minha carteira... E quando você vai olhar a carteira daquela contabilidade, tem de tudo...rs! Uma carteira totalmente heterogênea, com comercio, serviço, transporte e outros tipos de empresas e tributações.

Nós da SOBIT, queremos sim, chegar a este ponto, mas infelizmente o modelo atual de negócios, os empresários e as empresas que existem no mercado brasileiro, sobretudo as contabilidades com suas carteiras repletas de negócios heterogêneos, infelizmente, não nos permitem, fazer isso hoje.

Por outro lado, a cada cliente que você consegue integrar, automatiza e/ou robotizar, a cada processo outrora manual que agora é automático, lhe permitirá experimentar a sensação que os grandes players têm e surfar na onda da transformação digital.

Obviamente muitas coisas começam a mudar em sua Contabilidade, como:

1. Redução de custos operacionais, afinal com você vai conseguir dar fim em um monte de papel e processos físicos, burocráticos e sem sentido nenhum na era da contabilidade digital;

2. Melhoria da eficiência na execução dos processos, pois assim que a ferramenta é parametrizada, somente ajustes pontuais serão necessários;

3. Transferência automática de informações de arquivos primários para efetiva lançamentos contábeis, acelerando e simplificando esse processo, digitar nunca mais;

4. Armazenamento e gestão adequada das informações, tudo em nuvem, com redundância e múltiplos backups;

5. Adoção de decisões gerenciais específicas e bem fundamentadas, com base em dashboads que proporcionam visões verticais e horizontais com apenas alguns cliques;

6. Apuração instantânea de dados para gerar e enviar declarações acessórias e apurar impostos, inclusive já temos no mercado soluções que fazendo todo o processo automaticamente, desde a apuração até o envio para os sistemas dos órgãos governamentais competentes;

7. Erradicação ou minimização de erros nos lançamentos devido à ação humana;

8. Aumento na percepção de valor do cliente quanto aos serviços contábeis fornecidos;

9. Atuação do contador como parceiro do negócio diante do maior tempo disponível;

10. Gestão adequada dos contratos firmados com os clientes;

11. Celeridade em processos de análises de dados.

Você nunca pensou que a tecnologia poderia assumir as tarefas burocráticas e repetitivas em seu escritório? Pois é.

A automação contábil veio para demonstrar que, sim, é possível. E que os contadores modernos deverão focar naquilo que é o sucesso do negócio: o cliente.

Quer um exemplo? Então tá!

Cliente SOBIT não precisa monitora situação e-CAC de cada cliente diariamente, nosso robô obtém os status automaticamente, diariamente e lhe sinaliza se tens ou não algo errado.

Não existe almoço grátis

Embora já tenha listado uma cadeia enorme de benefícios e pontos positivos para que você contador ou contadora, gestor contábil, empresário contábil busque investir em tecnologia para sua contabilidade, devo salientar que o caminho é árduo e nem tudo não são flores e que para chegar do outro lá você precisa desbravar um oceano de objeções, provações, negativas, obstáculos, desafios e sobre tudo questões culturais...

Mas como diz o capitão: “Mar calmo não faz bom marinheiro!”

O que posso lhe dizer com base na experiência dos que já cruzaram este oceano é que, vale muito a pena e, se deseja sair da contabilidade tradicional para a contabilidade digital é o único caminho.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Com certeza assim como relata os empresários contábeis que já passaram por isso, você contador, contadora, empresário(a) contábil que ainda trabalha de forma tradicional terá pela frente dias difíceis, assim como qualquer mudança em sua vida.

Nosso celebro e subconsciente estão sempre inclinados a nos manter em segurança, confortáveis em situações cômodas, por isso evitamos tanto o novo, evitamos caminhos que desconhecemos, porém não é nada seguro ficar no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, enquanto tudo a sua volta se transforma e no mundo contábil as coisas estão mudando de forma muito rápida e a todo momento. É preciso descer de cima do muro e se mexer.

Você como gestor(a), empreendedor(a) contábil, precisará quebrar à resistência que alguns clientes e profissionais em relação às inovações tecnológicas.

Um outro ponto de atenção é a busca pelas ferramentas tecnológicas que mais fazem sentido para você, criar um planejamento para conhecer testar, contratar implantar e usar.

Resistência à tecnologia


Todos os dias eu vejo aqui na SOBIT empresários, empresárias, gestores e gestoras contábeis se cadastrando, avaliando, testando e por fim contratando nossa solução.

Modéstia à parte nosso sistema é bom mesmo e não sou eu quem digo isso, são nossos clientes, nós realmente cumprimos com o que prometemos e entregamos o que vendemos, simples assim.




Com isso os gestores, gestoras, empresários, empresárias contábeis, donos de escritórios ficam vislumbrados e acabam contratando o sistema, mas não são eles que vão utilizar.

É como se você saísse para comprar um carro para sua mulher, porém escolhesse um que lhe fosse mais agradável, mesmo sabendo que você e sua esposa pensam de forma totalmente diferente, o que vai acontecer? Simples, ela não vai usar o carro.

E tem mais...compra-se determinada ferramenta e vai lá de “delarga” de qualquer forma para o time que já está com um milhão de prioridades...rs!!!

Toda mudança gera caos e o cenário contábil atualmente já vive certo nível de caos, se seus profissionais, seus clientes e todos os demais envolvidos não forem preparados para a mudança que está sendo proposta, infelizmente não vai dar certo e vai ser muito frustrante para todos os envolvidos.

Quem são seus profissionais, quem é você?


Conhecer o time que tem em mãos, assim como, conhecer a si mesmo, é fundamental!

Veja, como um técnico de futebol, você deve escalar corretamente seu time, quem faz o quê e sobre tudo, as coisas tem que ter dono. Tarefas órfãs não são entregues e tarefas com muitos donos tem custo agregado superfaturado/superdimensionado, dão prejuízo.

Blog From Author

Em minha pouquíssima experiência de apenas 12 anos, a frente da SOBIT, automatizando rotinas contábeis em milhares de empresas contábeis, já vi muito funcionário sabotar a implantação de um novo sistema, pois na cabeça de muitos passa o seguinte...

“Nossa assim que eu implantar isso aqui, assim que isso funcionar, eles vão me mandar embora! Certeza, tudo que eu faço esse “troço” tá se propondo a fazer...putz e agora...”

Mas também já presenciei e, graças a DEUS, em número muito maior, funcionários que pensam da seguinte forma:

“Nossa! Meu Deus do céu! Até que enfim, alguém pensou em mim, até que enfim uma ferramenta que presta, poxa não aguentava mais ficar digitando notas fiscais, apontamentos financeiros, poxa, isso não agrega nenhum valor ao meu currículo! Agora vou conseguir brilhar e fazer minha carreira deslanchar!!! Yes!!!”

Você gostando ou não querendo ou não o maior facilitador e também o maior sabotador pode ser os colaboradores, embora eu conheço muito empresário contábil, que pelo amor...rs!

Conheço empresários contábeis que gastam fortunas mensalmente só para almoçar e se negam a investir em tecnologia, mas como sempre digo tecnologia não é para todos e todos não são para tecnologia.

Tecnologia, inovação, mudança enfim, você tem que estar disposto e, sendo o gestor da sua contabilidade, você tem que dar o exemplo, do contrário, realmente não vai funcionar.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


A contratação de novos serviços exige o engajamento de todo o time e não basta só você contador, contadora, empresário contábil estar preparado para receber a automação contábil. Todas as pessoas envolvidas devem está plenamente inclinada a adoção do novo, da mudança, pois muitos desafios deveram ser enfrentados e, se todo o time não estiver conscientemente com foco no final do processo, se perderam e se desviaram no meio, o resultado será, mais prejuízo e frustração para todo os envolvidos, inclusive exposição negativa com clientes relacionados.

Um dos maiores desafios é conseguir provar a si mesmo e a todo o time quais são os benefícios gerados pela automação contábil, pela robotização contábil, assim como, toda a inserção de Inteligência Artificial no meio contábil, na prática o que vemos é que muitos profissionais não conhecem ou mesmo temem as tecnologias disruptivas, de fato, poucos são aqueles familiarizados com automação, robotização e inteligência artificial.

Se seu time não tiver perfil tecnológico, não tiver aberto a mudanças, não aceitar novos desafios, me perdoe, mas você vai ficar por muitos anos com uma contabilidade tradicional e uma rotatividade muito grande de talentos e de clientes, isso sem falar da prospecção agressiva aos seus melhores clientes.

O mesmo serve para profissionais do mercado contábil brasileiro, se você trabalha em uma contabilidade que não objetiva mudança, quebra de paradigmas, evolução tecnológica, busque agora mesmo realocação, pois a cada minuto que passa tudo aquilo que você sabe perde valor, e no mundo contemporâneo da contabilidade, novos meios e maneiras de ser fazer as coisas são criados, a todo momento, com isso, sua realocação fica cada vez mais comprometida.

Para se ter ideia, o que fizemos aqui na SOBIT ontem, hoje já tem alguém copiando e amanhã já está sendo descontinuado.

Em uma entrevista que fiz com os Sócios da Attentive Contabilidade os senhores Moreira e Edinaldo deixam isso bem claro, inclusive com exemplos.



Implantação


Não é por que esta ou aquela solução é online que conseguimos pular passos como:

1. Implantação;

2. Configuração;

3. Parametrização;

4. Testes piloto;

5. Produção de fato.

Veja, você contrata uma solução que mais de 1500 contabilidades utilizam, assim como, é a solução da SOBIT, então você acredita que é só falar para a estagiária da contabilidade:

- Oi, comprei esta solução ontem e no fim da tarde quero ver os resultados gerados, ok!

Poxa, eu adoraria que fosse assim, mas infelizmente ainda não chegamos neste ponto, confesso que trabalhamos todos dias para isso, mas ainda não chegamos lá...

Então, algumas etapas tem que ser vencidas para que você tenha uma solução tecnológica implantada e rodando em sua empresa contábil.

1. Planejamento – Você precisa ter dentro de sua empresa contábil um plano para levantar suas necessidades, pesquisar sobre possíveis soluções, testar, contratar, instalar, implantar e acompanhar a evolução desta nova ferramenta em sua operação, este plano deve prever desde o levantamento da necessidade, passando pela busca de uma solução em eventos, google, grupos de redes sociais e também com amigos e colegas de profissão, até o termino da implantação e uso-acompanhamento, definindo valor a ser investido e resultado objetivado. Ah! Não se esqueça, jamais, as coisas tem que ter dono. E dentro de sua operação uma pessoa ou um departamento deve ser dono desta investida tecnológica e responder por ela, dando certo ou não.

2. Planejou, legal! Vamos colocar ação então, próximo passo o levantamento de suas necessidades tecnológicas.
Me responda a seguinte pergunta, onde dentro de sua operação faz mais sentido ter um robô do que ter uma pessoa?
Obviamente o estado da técnica atual, não nos permite atender toda e qualquer necessidade, mas responder esta pergunta já vai lhe dar um bom norte.
Outra dica bem legal é ver o que o concorrente está fazendo, será que você não tem as mesmas necessidades? Benchmarking que fala não é!?

“Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Benchmarking vem de ‘benchmark’, que significa ‘referência’, e é uma ferramenta de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.”

3. Pronto, já levantou as necessidades, legal, ordene-as conforme suas prioridades e inicie a busca pela solução ideal para você, para sua contabilidade, para sua necessidade. O foco aqui deve estar, em ser o mais assertivo possível, lembre-se que se quiser do seu jeito, só fazendo, por isso é importante prever alguma mudança ou mesmo adaptação a aquilo que já existe no mercado. Em inúmeras vezes me deparei com situações onde o cliente tem a mesma necessidade que outros 1000 escritórios contábeis, mas deseja uma determinada customização, para não precisar mudar nada internamente, infelizmente muitos fornecedores tecnológicos não estão prontos para realizar estas customizações, nem mesmo sendo remunerados, pois isso foge do escopo de trabalho deles e pode prejudicar o seu roadmap.

4. Encontrou a solução que buscava? Legal! Agora teste, estresse esta solução para ter certeza sobre aquilo que está comprando. Lembre-se que nada que o ser humano constrói é perfeito, então o teste serve para ver se onde a ferramenta funciona lhe atende e se os problemas que ela apresenta não lhe atrapalham muito. Solicite um período de testes, aqui na SOBIT fazemos questão de que os clientes testem e com seus cenários e arquivos, isso é bom para a contabilidade e para a SOBIT também, que não frustra e não tem frustação com ninguém, o que é, é, e ponto final, funciona contrata, não funciona não contrata e “PONTO”.
Ah! Mas o fornecedor que encontrei não libera teste gratuito? Ihiii! Mau sinal! Embora a concorrência no mercado da tecnologia seja grande e talvez por isso seu fornecedor não deixe testar, por suspeitar de suas intenções, ele deve estar acima disso e permitir que você torne a experiência tecnológica mais tácita, para que evite cancelamentos e prejuízos futuros.

5. Testou? É isso mesmo? Faz sentido para você? Então, show de bola, agora vamos a contratação. E a dica aqui é, não contrate o maior plano e tal, se o fornecedor permitir, assim como é aqui na SOBIT, vá contratando gradativamente à medida que for implementando, implantando e dando vasão.

6. Implantou? Então agora acompanhe, criei pontos de controle, compare o antes e depois, monitore os resultados e sempre que possível melhores evolua, pois não há nada tão bom que não possa ser melhorado, porem saiba que a busca por melhoria sempre provocará alguma piora momentânea. Isso se chama mudança.

Blog From Author

Cada projeto criado em sua contabilidade e destinado à automação de rotinas contábeis e/ou robotização, deve ser precedido de um plano. Ficar ansioso para ver as ferramentas funcionando, facilitando sua rotina e não cumprir as etapas necessárias, pode fazer com que o processo todo seja feito de forma atropelada, o que pode acarretar em frustação e prejuízo com os insucessos alcançados.

De fato, é preciso passar pelas etapas conforme citei acima, para melhor aceite, adequação e recepção de sua equipe.

Mas, vale mesmo a pena?


Sério que ainda tem dúvida? Sério que ainda não viu que é o único caminho para continuar no jogo?

Quando criei a SOBIT e sempre que penso nela, mesmo sabendo que no contrato estou como sócio, penso na SOBIT como um organismo vivo que vai muito além de mim, ou de qualquer outro que aqui trabalhe, a SOBIT deve transcender gerações e ser uma empresa centenária e por que não eterna? Louco isso não...(risos)

Caso você vislumbre algo assim para sua empresa contábil, algo que passe de geração em geração anos e anos afinco, você precisa investir em tecnologia.

Se eu ficar falando e falando, obviamente que serei dado como suspeito, por ser dono da SOBIT, mas que tal assistir um vídeo de outros empresários contábeis, colegas de profissão, dando seu próprio feedback sobre os benefícios de uma automação contábil?



Você tem agregado valor aos seus serviços?


Não sou o primeiro nem o ultimo a bater nesta tecla, mas o fato é que, seu cliente só irá perceber valor em seus serviços e produtos quando o resultado de seu trabalho, aquilo que produzir gerar algo de bom para ele, e isso tem que ser tácito. De nada adianta você, aí dentro do seu mundinho pequeno, pensar que está fazendo o melhor que pode, mas isso não está aparecendo para seus clientes, infelizmente isso não é o bastante.

Então você me diz:

- Ah! Mas todas as obrigações foram entregues, a escrituração está correta, os apontamentos contábeis estão corretos e em dia, sobre tudo a folha de pagamento foi entregue em tempo...

Desculpa, mas isso não é nem o básico mais, o básico é somar isso a:

1. Planejamento tributário;

2. Aplicação de PDCA no planejamento tributário;

3. Visita periódica, acompanhamentos físicos ou melhor virtuais da operação de seus clientes;

4. Criação de e nutrição de dashboards para melhor acompanhamento da movimentação fiscal, contábil e pessoal de seus clientes;

5. Visões analíticas diárias;

6. Acompanhamento de estoque;

7. Analise de frotas;

8. E outros.

Existe uma infinidade de coisas, que naturalmente podem ser feitas pelos seus clientes e, quem melhor do que, um contador ou contadora que conhece uma infinidade de negócios?

Um argumento comum neste momento é:

- Ah! Mais o cliente não paga por isso!

Então substitua-o, por um que pague, trabalhe para quem faz sentido de verdade, não para qualquer um.

Mantenha o foco no cliente e não na operação de sua contabilidade, tudo aquilo que não agrega valor aos seu produto ou serviço deve ser automatizado, se assim, possível for. O que importa de verdade e, só o que importa mesmo na sua contabilidade, é o que o cliente precisa para alcançar os objetivos dele, isso sim fidelizará seus clientes.

E, a única maneira de saber o que ele precisa, é estar cada vez mais próximo dos negócios dele, mas próximo dele.

Com o emprego correto de tecnologia, a automação contábil vai proporcionar a você contador e contadora, assim como, também aos seus colaboradores mais tempo e recursos para estar cada vez mais próximo de seus clientes, trabalhando em coisas que realmente agregam valor, deixando para trás inúmeros processos burocráticos, de baixo valor agregado e altíssimo custo.

Em poucas palavras – Mantenha o foco no cliente!

Já falamos aqui sobre períodos de testes, mas direcionado a prestadores de serviços tecnológicos, eu afirmo que a contabilidade também passa a ser um serviço tecnológico, devido a sua natureza e essência em manuseio e processamento de dados, obviamente todo cliente que seja um bom cliente desejará realizar um teste com você, com sua contabilidade, processar dentro da sua estrutura 1,2 ou 3 meses, antes de bater o martelo, sem tecnologia, como que sua contabilidade vai prover isso? Tudo na unha?

Nós dois sabemos que isso não vai dar certo.

Em um processo bem alinhado e um escopo de trabalho bem definido, com foco estratégico, esta situação se dissolve sozinha e com custo extremamente baixo. Seu custo de aquisição de clientes (CAC) é reduzido a quase zero. Pense em escalabilidade para a sua contabilidade, levando em consideração que sua matéria prima advém de capital humano, então você precisa investir em tecnologia para sua empresa contábil, trazer o que à de melhor em ferramenta, para com isso extrair o que há de melhor do seu time!

Rentabilidade


O investimento em tecnologia permite a você não só escalar como também rentabilizar a carteira que tem, isso mesmo, você não precisa buscar mais clientes para lucrar mais, você pode simplesmente rentabilizar a carteira que já tem.

Ferramentas com a SOBIT se pagam logo no primeiro mês de uso, veja, não há no mercado investimento que retorna o capital investido tão rápido.

Olha o seguinte exemplo, um de nossos clientes, sr. Jorge, cobrava um honorário de R$ 10 mil mensais de um determinado cliente da contabilidade.

Após vários cálculos o Jorge identificou que gastava cerca de R$ 8 mil mensais para realizar todos os fechamentos daquele cliente e entregar as guias para pagamento assim como a folha.

Realizamos alguns testes e o Jorge conseguiu, aplicando nossas soluções e alguns pontos estratégicos reduzir 50% do custo que tinha anteriormente, resultado?

Jorge agora recebe R$ 10 mil de honorário e tem um custo e R$ 4 mil, se ele conseguir esta média em sua carteira de 250 clientes onde fatura mais de 200 mil, podemos afirmar que a SOBIT rentabilizou sua carteira em mais de 50%, mais dinheiro, mais tempo para reinvestir e decolar!

Escalabilidade


Imagine a possibilidade de aumentar o número de clientes sem precisar necessariamente contratar mais, comparar mais maquinas, alugar um espaço maior enfim?

Muitos empresários contábeis tem a sensação de que, a cada cliente que entra, seu passivo aumenta desproporcionalmente.

Bem, com a automação contábil, esse movimento é revertido e consegue crescer sem aumentar muito seus custos de sua empresa contábil isso é escalabilidade.

Isso otimiza sua imagem no mercado e, consequentemente, facilita a busca por novos clientes, mais rentabilidade, mais escalabilidade, um ciclo virtuoso é percebido.

Um escritório bem automatizado consegue aplicar modelos de negócios muito mais lucrativos e que visam aplicar o verdadeiro papel da contabilidade, o papel que valoriza o cientista da riqueza, o médico das empresas.

Contabilidade Contemporânea


Tanto faz se você pretende trabalhar de maneira consultiva, digital ou online, você precisa ter em mente que o investimento em tecnologia se faz necessário.

A contabilidade do mundo contemporâneo deixou de ser a contabilidade das obrigações acessórias, o modelo de negócios contábeis obriga o empreendedor a definir muito bem o caminho que deseja seguir, ou seja, se por um lado temos o contador que atua de forma mais próxima aos seus clientes, com o foco no relacionamento, utilizando-se da Ciência da Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde das empresas, levando-as à riqueza e à prosperidade, por outro lado temos os contabilidades online que fazem o básico, que atualmente não é tão básico assim e mantem um relacionamento totalmente digital e pouco personalizado com seus clientes, mas muito mais ativo, assertivo que as contabilidades tradicionais.

Temos mercado para todos, mas você consegue se enquadrar? Tem tecnologia para jogar este jogo?

A tecnologia aportada a automação contábil traz benefícios para a Contabilidade como um todo, o trabalho da coleta de dados, segregação e analise começa muito antes do balancete. A Contabilidade no modelo atual é, portanto, o produto palpável e aplicável daquilo que você aprendeu desde o início: que a Contabilidade com o devido aporte tecnológico é uma ferramenta de tomada de decisão, online em tempo real!

Bem contador e contadora, vou ficando por aqui e com um enorme sentimento de gratidão por ter lido até aqui!.

Mas, a pergunta que não quer calar é:

Tenho certeza que já incluiu a SOBIT em seu planejamento de investimento tecnológico para 2021, certo? Deixe seu comentário para nós!

Quer saber mais?

Consulte nosso www.sobit.com.br ou ligue para (11) 4606-4469

#contabilidadedigital

#contabilidadeconsultiva

#automaçãofiscal

#automaçãocontábil

#gestaodedocumentosfiscais

#consultaautomaticaecac

#consultarobotizadaecac

#voasobitvoa

#20x20jáfoi

A SOBIT performa empresas contábeis, e vocês, meus clientes e amigos, cientistas da riqueza, salvam o Brasil!

Muito obrigado por ler, estamos juntos!

E se gostou, curta e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

E até o próximo post!



Blog From Author

Osmair Marangne - CEO na SOBIT | Empresa especializada em Automação de Rotinas Contábeis, graduado em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário Padre Anchieta com MBA em Administração de Empresas pela FGV, atua na área de tecnologia à mais de 20 anos e trás em seus currículo de experiência e formação profissional com atuação em instituições financeiras, seguradoras e à 10 anos especificamente na gestão da SOBIT, focado em soluções para empresas contábeis.



Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!

Comentários


Marina Souza

Namorei a SOBIT durante o ano de 2019 inteiro, em janeiro/20 eu contratei. Graças a Deus, pois em 2020 eu usei demais e em 2021 vou usar mais ainda, não tem nada igual no mercado contábil, principalmente o suporte que é nota 1000!

responder

Jackson Martino

Me cadastrei para testes, por favor retornem urgente, pretendo implantar ainda na primeira quinzena de janeiro.

responder

Anônimo

Extenso mais vale a pena... Nem li tudo e já tenho varias ideias para minha contabilidadde, que materia é grande esta, tenho que ler em 3x, ave maria... Já li muito ebook menor e sem todo este conteúdo...

Osmair Marangne

Obrigado pelo seu comentário, o e-book tá no forno, já já sai meu querido!

responder

Fabiana Carvalho

Somos clientes SOBIT desde 2010 é impressionante ver o quanto esta empresa evoluiu, tecnologicamente, em todos esses anos.

Osmair Marangne

Obrigado por acreditar em nosso trabalho!

responder

Anônimo

Em minha contabilidade estou passando apertado para mudar para o digital, os profissionais aqui são tudo da época do meu pai, não querem inovação de jeito nenhum, se eu trocar o filtro de água, já tem gente reclamando, pelo amor.

responder

Marcio de Castro

O problema do cabra investir em tecnologia é ficar fazendo a contabilidade cada vez mais barato, desse jeito não dá, a concorrência tá muito ruim.

responder

Celso da Silva

Cara! Que sacada foi aquela da analogia do semparar com a contabilidade, putz! Parabéns!.

Osmair Marangne

Muito obrigado pelo feedback Celso, valeu mesmo!.

responder

Deixe seu comentário