Blog

Informação é tudo!

Blog From Author

Estamos a poucos dias da virada de ano e que ano!

Olá contadores e contadoras, espero que este lhe encontre bem!

Este ano começou com slogans, como: “20x20”, “O ano da decolagem!”, “20x20 em faturamento!”, “20x20 em número de clientes!” e não mais que de repente, PAH! Tivemos um ano que deixará marcas profundas em nossas memórias, em nossas mentes, pois coisas muito ruins aconteceram em 2020, muitas pessoas sofreram com o mal do COVID-19, assim como, muitas empresas, amigos e entes queridos. Mas a vida me ensinou a procurar algo de bom, mesmo nas piores situações, pois como diria o poeta, até no lixo pode nascer uma flor e por isso, digo que não foram somente coisas ruins que aconteceram, muitas coisas boas também puderam ser contempladas neste ano, muitos sinais de elevação dos níveis humanitários, empatia, companheirismo, solidariedade, força e fé, foram percebidos ao redor do mundo todo, o valor a vida, o valor ao viver, aquele negócio das pessoas que vivem somente para o futuro diminuiu consideravelmente...

“Viver como se não fosse morrer e morrer como se não tivesse vivido!”

Tivemos orações nos bairros, nas cidades, nos condomínios, nas janelas das casas, em lives, cantamos parabéns nas sacadas, para congratular nossos vizinhos aniversariantes e assim não deixar as datas comemorativas passar em branco, fizemos muitas festas e comemorações remotamente e mesmo distantes, bebemos e comemoramos juntos, muitos de nós aprendemos a valorizar os momentos com nossos entes queridos, nossos amigo e familiares, momentos simples, bate papos simples. Todos nós presenciamos a humanidade se adaptando para que a vida siga em frente, por que o show da vida não pode parar!

Você precisa fazer mais com menos em sua contabilidade?
Então teste agora nossa plataforma de automação de rotinas contábeis!

Realmente o texto: “A gente vai embora...”, do professor Sérgio Cursino, que ganhou grande notoriedade com o desastre da barragem de Brumadinho, nunca fez tanto sentido, muitos de nós acordamos para o convívio, para de maneira inteligente e sadia não deixar para fazer amanhã, o que se pode fazer hoje, realmente a vida mudou! Não deixamos mais para abraçar amanhã, não deixamos mais para beijar amanhã, não deixamos mais para falar amanhã, não deixamos mais para viver amanhã, não deixamos mais de usar nossa melhor roupa amanhã, enfim, não todos, mas muitos de nós abriram os olhos para o presente. Nosso “presente” é hoje, faça o melhor que puder com o seu “presente” com o seu hoje, pois o passado não nos pertence mais e o amanhã só Deus sabe e a ele pertence! Viva da melhor forma que puder hoje! Faça o melhor que puder com o que tem e quanto tiver em situação melhor, faça então melhor do que hoje!

"Faça o melhor que puder hoje com o que tem hoje, quando sua situação melhorar... Então, faça melhor ainda!!!"



Ao longo deste ano eu vi muitos contadores e contadoras, se apertando, usando de todo o seu jogo de cintura, para conseguir atender seus clientes, houve muita, mais muita demanda no departamento pessoal, porém não só lá, pois muitos clientes precisavam resguardar o caixa da empresa, levantar capital e nesse caso, os demais departamentos foram extremamente exigidos, com:

1. Atualização de faturamento;

2. Balanço, balancete, afinal tudo se deu início em março/2020, quando a maioria dos escritórios já estão com o balanço/2019 fechado e já ajustando tudo para fechar o balancete do primeiro trimestre;

3. Consultoria, assessoria e auxílio aos empresários, pois em meio a tantas MP’s e um “disse que me disse” sem fim, todos pareciam perdidos e certa forma estávamos, pois o COVID-19, nos pegou totalmente desprevenidos. Mas o bom contador e a boa contadora, embora também esteja no mesmo barco, foi lá e buscou remédios, tributário, contábeis e até mesmo jurídico aos seus clientes e isso não tem o que pague.

E muitas outras coisas e situações, que só quem estava no olho do furacão, pode falar!

"Quem lembra de quando os clientes das contabilidades receberam a carta da Receita Federal, para adesão ao Pronampe, onde o faturamento anual e/ou receita bruta veio zerado?"

O fato é que tivemos realmente um ano muito atípico, muitos entes queridos nós deixaram neste ano, outros que passaram pelo COVID-19 e agora estão mais fortes, porém com sequelas, emocionais e até físicas, muitos de nós entendemos que amanhã pode ser tarde demais, muitos estão mais conscientes quanto ao tempo de passagem por este mundo.

Este foi um ano no qual nunca se precisou tanto dos contadores e das contadoras, melhor dizendo, em todos os anos precisamos de nossos contadores e contadoras, mas nunca foi tão perceptível, tanto para as boas experiências, quanto para as não tão boas assim.

Lá em março eu fiz um vídeo, onde dizia que os bons contadores e as boas contadoras seriam evidenciados(as), assim como os maus também, cada um com sua carga de competência e responsabilidade, ou mesmo, incompetência e irresponsabilidade.



Também disse, neste vídeo, que seria fácil identificar quem é, ou se tornou um bom contador e/ou contadora, embora ainda não estejamos no fim desta crise, ainda mais com uma suposta segunda onda a nos ameaçar, podemos dizer e apontar quem até aqui navegou bem e quem não foi também bem assim.



Graças a Deus em primeiro lugar e a competência dos contadores clientes da SOBIT, em nossa carteira tivemos pouquíssimas baixas, dá pra contar nos dedos, e detalhe - de uma só mão. Isso é devido ao fato, destes contadores pertencerem a um grupo muito seleto de empresas contábeis que investem seriamente em inovação, melhores práticas, treinamentos, tecnologia, automação e robotização. Outro fato é que estes contadores e contadoras, sempre estão em busca de melhoria continua. Antes mesmo da crise gerada pelo CORONAVIRUS, estes contadores e contadoras já buscavam, de uma maneira ou de outra, vencer a concorrência, fazer mais com menos, entregar mais valor ao seus clientes, proporcionar segurança e conforto para o dia-a-dia de seus colaboradores, para que tanto clientes quanto colaboradores se mantivessem firmes em meio a tempestade, embora não seja fácil, foi possível, mas para aqueles contadores e contadoras que estavam esperando a melhor hora para entrar no jogo de verdade, ou já tinham desistido de investir em suas empresas contábeis, este período do CORONAVIRUS foi implacável, eu ouso dizer, que foi o tiro de misericórdia, com toda certeza!

O período de pandemia deixou todos expostos e, aqueles que não estavam minimamente preparados, foram expostos da pior forma possível!

Desorganização, desordem, processo arcaicos, processos burocráticos e tudo mais que impera na contabilidade tradicional, deixou estes contadores e contadoras, estas contabilidades em si, em maus lençóis...

Pode parecer uma linha de raciocínio meio simplista e esta é a ideia mesmo, veja, pelo número de CNPJs em suas carteiras, antes da crise e depois da crise, podemos ver quais contadores e contadoras tem mais CNPJs ativos e pagantes, assim como, podemos comparar com quais tem mais CNPJs fechados, cancelados ou mesmo abandonados em sua carteira.

Estes, são por sua vez, indicadores que revelam qual contador e/ou contadora, foi bem durante a crise e qual não! Obviamente, devemos levar em consideração a qualidade do gestor empresarial brasileiro, que diga-se de passagem, é muito baixa, pois como é de conhecimento de todos, muitos já vinham a tempos se arrastando e o CORONAVIRUS, foi só o golpe final, porém outros são bons gestores, no entanto, naquilo que fazem e podem, como todos nós vimos, terem sido obrigados a parar por um tempo e fica em casa, fechar as portas de seus estabelecimentos, agoniados, com um monte de contas e funcionários, funcionários não, famílias, sob sua responsabilidade.

Mas, nem tudo é tragédia, outros empresários foram orientados pelos seus contadores e contadoras a mudar um pouco sua forma de trabalhar, a exemplo temos os casos dos restaurantes que foram obrigados a param de servir no local, mas multiplicaram as suas entregas de “quentinhas”, eu mesmo presenciei restaurantes direcionados ao público A, fazendo “quentinhas” para entrega a domicilio, empresas que não tinham este serviço passaram a ter. De fato, quem mudou e se adaptou mais rápido conseguiu até mesmo lucrar com a crise e infelizmente o contrário também é verdadeiro, pois sem a devida orientação, sem o devido auxílio e aconselhamento, estes empresários correram o risco de:

1. Dar férias ao invés de demitir ou demitir ao invés de dar férias;

2. Não conseguir afastar os funcionários e por estar sem recurso deixar famílias sem receber nada;

3. Não conseguir recursos junto ao governo;

4. Não conseguir participar de programas de apoio do governo;

5. Quando afastar os funcionários, fazer de maneira correta, para evitar, futuros processos trabalhistas;

6. Quando dar férias aos funcionários, fazer da maneira correta para não prejudicar o caixa da empresa;

7. Saber quando preservar recursos e quando investir;

8. Saber até onde o caixa é rei e o que fazer para poupar;

9. Negociar com fornecedores, com funcionários e credores, negociar aluguel!

Enfim, o contador sempre foi dado como conselheiro, médico e cientista da riqueza, senhor da empresas, mas neste ano isso foi colocado a prova com ferro e fogo e o profissional contábil que não fazia jus a esta responsabilidade, foi evidenciado da pior forma possível, já o contador a contadora que foi de encontro aos interesses de seus clientes, que fez live, eventos online, vídeos sobre as MP’s, deu aconselhamento, ajudou, esteve presente de fato. Ah! Meu amigo, estes profissionais honram a profissão de maneira ímpar e serão lembrados por muito tempo. Pois o que fazemos aqui com certeza eco na eternidade.

Graças ao nosso bom Deus existem muitos contadores e contadoras neste time, pois alegremente vi muito conteúdo de valor inestimável sendo distribuídos pela internet a custo zero.

Bem contador e contadora, vou ficando por aqui e com um enorme sentimento de gratidão por ter lido até aqui!.

Mas, a pergunta que não quer calar é: “- E ai na sua contabilidade, como foi o ano de 2020, deixe seu comentário para nós!

E se ainda perde tempo com digitação de apontamentos financeiros, contábeis, logistica fisica de documentos fisicais, fale conosco, com certeza temos aqui algo para lhe ajudar!

Estamos aqui para isso, oferecemos uma solução para que você automatize as rotinas em sua contabilidade e torne-a muito mais produtiva, segura, escalável e sobre tudo rentável!

Quer saber mais?

Consulte nosso www.sobit.com.br ou ligue para (11) 4606-4469

#contabilidadedigital

#contabilidadeconsultiva

#automaçãofiscal

#automaçãocontábil

#gestaodedocumentosfiscais

#consultaautomaticaecac

#consultarobotizadaecac

#voasobitvoa

#S20x20ficandonopassado

Eu performo empresas contábeis, e vocês, meus clientes e amigos, cientistas da riqueza, salvam o Brasil!

Muito obrigado por ler, estamos juntos!

E se gostou, curta e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

E até o próximo post!



Blog From Author

Osmair Marangne - CEO na SOBIT | Empresa especializada em Automação de Rotinas Contábeis, graduado em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário Padre Anchieta com MBA em Administração de Empresas pela FGV, atua na área de tecnologia à mais de 20 anos e trás em seus currículo de experiência e formação profissional com atuação em instituições financeiras, seguradoras e à 10 anos especificamente na gestão da SOBIT, focado em soluções para empresas contábeis.



Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!

Comentários

Anderson

Realmente um ano que a humanidade toda vai lembrar por muitos e muitos anos!

responder

Agenor Santos

Livros e filmes serão inspirados em 2020.

responder

Vanessa

Neste ano perdi pessoas que amava e amo muito, ainda doi muito lembrar...

responder

Deixe seu comentário