Blog

Informação é tudo!

Blog From Author

Quer empreender, então escolha muito bem seu contador, seu banco, seu advogado, e quem vai cuidar do seu Marketing!

Sei que sou suspeito por escrever um post como este, principalmente por ter como clientes milhares de contabilidades, contabilidades não, contadores e contadoras, por que na hora do “vamos ver” as coisas acontecem mesmo entre CPFs e não CNPJs. Mas esta é a pura verdade, se você não quer ver seu sonho de empreender virar um pesadelo, procure um excelente contador(a) e não só um excelente contador(a), procure também um excelente advogado(a) e um excelente banco/gerente bancário e se deseja vender aquilo que produz ou o serviço que oferece não esqueça do marketing.

Uma amiga e também cliente há um tempo me disse:

“– Olha Osmair, nunca bastará para sua empresa simplesmente dar lucro financeiro, é obvio que empresa que não dá lucro, fecha! Mas, sua empresa dando lucro financeiramente falando, você terá que amparar o bom desempenho de sua empresa com um(a) excelente contador(a), um(a) excelente advogado(a) e um excelente banco, pois um(a) contador(a) ruim, um advogado(a) ruim ou um banco ruim, ou pouco parceiro, pode e irá cedo ou tarde lhe arruinar.

Ah! Se você não tiver um bom marketing esqueça, você não terá caixa e não vai conseguir tem um bom contador, um bom advogado ou um bom banco, você não venderá nada e cedo ou tarde o mercado lhe engolirá. Não adianta prestar um bom serviço, ter um bom produto, se você não divulga correta e assertivamente.”

E na hora que ela falou, percebi que nunca tinha pensado nisso, mas que era pura verdade, se não for à máxima!



Muitos empreendimentos, muitos negócios começam ou surgem na informalidade, é comum um amigo que começa a “mexer” com suspensão de carro abrir futuramente um centro automotivo, a vizinha começar a fazer salgadinho, doces e posteriormente abrir uma casa de massas, o pai de um amigo por ter perdido o emprego, já com certa idade, e por isso não conseguir recolocação, empreender em um comercio popular, enfim, as razões são as mais diversas.

Julgo que esta forma, este caminho, este jeito, de empreender seja uma das melhores maneiras e mais bem sucedidas, deixo bem claro que não apoio ou faço apologia a irregularidades e/ou informalidades, porém grandiosos conglomerados se iniciaram desta forma, quem não conhece a história de empresas como Walt Disney, Facebook, Microsoft, Apple, Magazine Luiza, Casas Bahia, SBT e tantos outros nacionais e multinacionais que foram criados e idealizados em garagens pelo mundo a fora.

“…grandiosos conglomerados se iniciaram desta forma, quem não conhece a história de empresas como Walt Disney, Facebook, Microsoft, Apple, Magazine Luiza, Casas Bahia, SBT e tantos outros nacionais e multinacionais que foram criados e idealizados em garagens pelo mundo a fora.”

E tem mais, acredito que fazendo assim dará tempo ao empreendedor de sentir se o negócio que ele tem em mente é tudo aquilo que ele espera, principalmente nos pontos não tão positivos assim, pois problemas e dificuldades todos os negócios e empreendimento vão oferecer.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


Seria uma espécie teste piloto, uma experiência para ver se aquele cidadão acostumado a receber ordens, bater cartão, enfim, aquela pessoa que tem seu o dia a dia tudo certinho, hora para acordar, levantar, tomar café, hora para almoçar, hora para estar em casa novamente… Uma rotina de anos que agora não lhe pertence mais, pois neste novo período ele é quem manda, quem obedece, não tem mais um chefe, mas sim inúmeros chefes, não pode se demitir, nem tão pouco, tem para quem pedir a conta (rs), mas o contrário é verdadeiro, ele pode ser demitido inúmeras vezes e continuar trabalhando na mesma empresa e, isso acontece quando o cliente para de comprar em sua empresa ou mesmo, consumir seus serviços e produtos.

Dica: Teste sempre sua ideia de empreendedorismo em um ambiente seguro! Comente o que é um ambiente seguro para você?!

Então, o empreendimento prospera, seu projeto piloto ganha força e agora devido às novas necessidades que o empreendimento tem para crescer precisa de fato formalizar o negócio até por que, agora você precisa de uma conta em banco para gerar boletos, há clientes maiores, empresas maiores querendo adquirir seus produtos ou serviços e para isso precisa gerar e fornecer nota fiscal, sair da informalidade de fato, um bom contador(a) é mais do que importante do que você possa imaginar!

“A vida é dura só com quem é mole, todos precisam crescer e com empresas e negócios não é diferente.”

Os números começam a tomar uma proporção e projeção mais significativa, você precisa contratar pessoas (nossa contratar pessoas, este também é um tema bastante polêmico, mas deixa para outro post), ajustar suas ações de marketing, e por fim, mas não menos importante, você precisa de uma boa assessoria jurídica.

Blog From Author

E por que devemos selecionar tão bem Contador, Banco, Advogado e o Marketing?


Embora tenha trabalhado de 1999 até 2008 como Pessoa Jurídica (pejotinha de 1 nota só por mês, o que é muito comum na área de TI), e desde 2008 como Sócio da SOBIT, como empresário, eu ainda me julgo bastante inexperiente, é a velha máxima, quanto mais você aprende, mais você sabe, que há muito para se aprender. Mas para me embasar melhor conversei horas e horas com pessoas muito mais experientes e, é unanime esta afirmação, então, mesmo que superficialmente, vou descrever um pouco do que eu ouvi, vivi e vi acontecendo comigo e com meus amigos empresários.

Ah! Nestes poucos anos de empresário já li e estudei bastante, não domino essas matérias em si, mas recomendo a todos, principalmente aqueles que desejam empreender estudarem o quanto possível for sobre três temas:

  • 1. Educação financeira;
  • 2. Contabilidade;
  • 3. Advocacia;
  • 4. Marketing.

Isso vai ajudar até na hora de você escolher o profissional, empresa ou instituição que irá contratar.

Blog From Author

Pois bem, vamos aos bancos:


Um banco nada mais é do que um dos seus principais parceiros financeiros e se ele for um parceiro mesmo, você como empresário decola e consegue sem dúvida oferecer inúmeras vantagens aos seus clientes e, quem não quer comprar com certa vantagem?

De maneira geral há bancos no mercado que podem lhe conceder Capital de Giro, Adiantamento de Recebíveis, e inúmeras outras modalidades de empréstimos e neste momento muitos devem perguntar:

“– Osmair, se minha empresa vai bem, por que preciso de dinheiro emprestado?”

Tem muitas formas de responder isso, mas está é a minha…por que SIM…eu quero dinheiro…(risos)

Brincadeira à parte, vamos a alguns pontos de extrema importância para que você decida ou não tomar empréstimos e/ou buscar um sócio para seus negócios:

Blog From Author

1. Você precisa alavancar seu empreendimento de alguma forma?


Ou melhor, você precisa fazer frente aos seus concorrentes? Se a resposta sim, então, saiba que por mais exótico e/ou pitoresco, o que você vá fazer, em todos os segmentos, mercados e afins há milhares de pessoas fazendo o mesmo que você faz, ou coisas muito semelhantes, então você precisa aparecer, você precisa investir.

Mas, capital próprio tem fim e limitação, a alavancagem vai lhe possibilitar ir mais longe e possivelmente primeiro que muitos de seus concorrentes, porém é muito importante ter ciência que você está alavancado e que não dá pra ficar alavancado a vida toda, você precisa ter estratégia e metas bem estabelecidas e definidas para que a alavancagem não vire uma bola de neve.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!


2. Você deseja compartilhar risco? Mas o que é compartilhar risco?


Bem se você não tem problemas com repartir um pedaço do bolo desde que almeje um bolo maior, para que a fatia no futuro seja até maior do que o bolo inteiro no momento atual, então você está apto a compartilhar risco. Os bancos e outras instituições financeiras colocaram dinheiro em sua ideia e te apoiaram financeiramente e claro, em troca disso vão comer pedaços do seu bolo, mas caso o negócio de errado você não perde sozinho, entende? Diferente do governo que ganha quando você lucra e às vezes mesmo quando você tem prejuízo (dependendo do seu contador, mas falo disso logo mais… rs), caso seu negócio prospere os seus sócios, ou seja, pessoas ou instituições, como bancos que investiram em sua empresa ganharam e caso você quebre todos perdem, cada um na sua proporção.

3. Mesmo com grana na conta, vale a pena compartilhar risco?

Eu digo sem sombra de dúvida, que sim!

Embora os juros e os empréstimos nos país estejam pela hora da morte, se você consegue um investidor, ou um empréstimo que em linhas gerais no final da no mesmo, você protege parte de seu patrimônio caso as coisas derem erradas.

– Ah! Mas dando certo terei que dividir os lucros?

Por um período sim e, não parece, mas ao longo do tempo você entenderá que isso é extremamente benéfico a sua empresa e aos seus negócios, futuramente você pode comprar a parte deles, pois a maioria dos investidores não quer morrer com o negócio. A ideia da maioria dos investidores é entrar na empresa esperar crescer e vender sua parte e se essa venda for para um dos sócios é até melhor e menos burocrático!

4. O Sócio pode prejudicar seu negócio?

Sim, por isso tome bastante cuidado ao buscar e escolher um sócio, pois é como um casamento e, pode tanto lhe ajudar, como lhe ferrar e com isso ferrar com seus sonhos, muito cuidado mesmo.

Este tema é bastante polêmico também e em breve escreverei sobre, pois mesmo com tão pouca experiência, tenho muito para contar e acredito que assim, irei colaborar com muitas pessoas.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!

5. E as taxas cobradas por serviços?

Saibam que as taxas podem variar muito de um banco para outro, se você resolver utilizar boleto então, fique bastante atento, pois tem banco que cobra uma fortuna por este serviço.

6. Empréstimos?

Existem bancos no mercado que são muito mais solidários com os empreendedores de plantão do que outros, mas muito cuidado, no final banco não é instituição filantrópica e tem que dar lucro, logo tenha cuidado e leia muito bem todos os contratos que assina, para não fica sem sua fatia do bolo maior!

7. O gerente do banco é importante?

Sim, sim, sim…rs!

Pessoal, toda e qualquer empresa, instituição não existe sem pessoas, em tempo, são as pessoas que fazem boa parte das coisas acontecerem, embora atualmente muita coisa é eletrônica e automatizada, sem seu gerente para apertar os botões certos nada acontece, a regra é clara, um excelente gerente pode mudar sua percepção sobre o banco, a instituição financeira em si.

Pessoas são fundamentais, embora toda regra tenha exceção antes dos profissionais vem as pessoas e via de regra, boas pessoas são excelentes profissionais!

Blog From Author

Assessoria Jurídica


Já falamos um pouco sobre bancos e ou investidores e agora vamos falar um pouco sobre Assessoria Jurídica.

Veja, pode parecer banalidade, mas é muito sério, enquanto você é pobre ferrado e não tem nada a oferecer, ninguém vai tentar tomar algo de você, afinal você não tem nada, não é!?

Mas, quando você começar a ter algum dinheiro de verdade, ai a coisa muda de figura, se sua empresa prosperar muitas instituições e pessoas mal intencionadas podem, de uma forma ou de outra, tentar lhe prejudicar e uma boa Assessoria Jurídica, vai de encontro a tudo isso, o advogado é o profissional que vai lhe orientar sobre o que, como, quando falar ou fazer algo dentro das leis.

Os cuidados com contratos, contratações, parcerias, funcionários, clientes, fornecedores, cuidados com mídia e por ai vai, fico por aqui, pois há uma série de itens que só um bom advogado pode descrever por inteiro.

Veja, é este profissional que conhece as regras do jogo e um excelente advogado, conhece da forma mais intima possível.

Este profissional sem dúvida é indispensável para você e sua empresa, a ausência ou mesmo a ineficiência e/ou ineficácia, deste profissional pode colocar você e sua empresa e situações muito complicadas.

Pense, você pode chegar ao cumulo de estar vendendo muito bem, sua empresa e seus negócios extremamente sadios, financeiramente falando e mesmo assim, alguém tentar lhe prejudicar. Então, não hesite na contratação de um bom profissional que lhe assessore juridicamente.

Entenda, você precisa de Assessoria Jurídica e ponto!

Blog From Author

O Contador, a Contadora, cientistas da riqueza, médicos e médicas das empresas!


Se não for, está entre os mais importantes, e a pandemia só fez reforçar isso, como já disse antes, já estudei advocacia por conta própria e foi ai que me inclinei ainda mais para a contratação de uma Assessoria Jurídica, mas quando da primeira conversa com minha Advogada a mesma logo foi me pedindo o contato de meu contador, neste momento percebi que contador e advogado andam de mãos dadas. Então, se você tiver um excelente advogado mais o seu contador não for tão bom assim, a coisa complica e o contrário também é verdadeiro!

Veja, um excelente Advogado como já disse antes conhece as regras do jogo de forma intima e vai lhe orientar a como jogar direito! Já o Contador, há meu querido! Este joga junto com você, na minha humilde percepção o contador funciona como um auxiliar técnico, enquanto o advogado ira lhe orientar a respeito do que fazer no âmbito geral-legal, por conhecer de leis em linhas gerais como já dito acima, o contador vai lhe orientar em como vender, como comprar, como contratar, como demitir, o que pagar, o que não pagar e também preceitos e conceitos jurídicos dentro de suas atribuições, legislação fiscal, legislação tributária, legislação contábil, legislação pessoal, ele será a peça chave de sua estrutura que vai lhe apontar quanto e quando deve ser recolhido o imposto, ou onde você tem imposto a recuperar, alíquotas e muitas outras coisas, você não faz ideia do potencial de um bom contador cuidando de sua empresa consultivamente, você não tem noção!

Eu não sou nenhum boleiro nato, mas me atrevo a fazer a seguinte analogia, pense assim, imagine um jogo de futebol e o time em campo é sua empresa, o técnico é seu Contador sua Contadora. Você entra em campo pra jogar. Ah! Não nos esqueçamos do Juiz que pode ser naturalmente a Receita Federal e o outro time, nossos concorrentes… rs.

Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!

Veja! Durante o jogo seu técnico irá lhe dizer olha: faça assim, faça assado ou frito, mas quem de fato tem que fazer é você, ele não pode entrar em campo e tão pouco atuar em seu lugar, por isso fica tão estressado quando você faz algo errado, pois mesmo estando fora do campo se o Juiz quiser e tiver base para tanto pode expulsar do jogo, você e ele de uma vez só.

Um bom contador, uma boa contadora, vai evitar que você sonegue sem querer, um exemplo disso ocorre quando cadastramos um produto com tributação errada e acabamos sonegando sem querer, o contrário também é verdadeiro, recolher imposto sem necessidade também é muito comum.

Um bom contador, uma boa contadora, vai lhe ajudar em um processo de elisão fiscal, configurando ou auxiliando na configuração de seus sistemas, lhe auxiliando na forma que você tem que vender seus produtos ou serviços, pagando os impostos devidos corretamente, ou seja, nem mais nem menos.

Um bom contador, uma boa contadora, vai lhe ajudar a escolher melhor tipo de tributação para sua empresa, produto ou serviço.

Um bom contador, uma boa contadora, pode fazer dentro dos preceitos da lei, com que sua empresa mesmo em situação complicada continue funcionando.

Blog From Author

E um contador ruim, uma contadora ruim, pode fazer com que sua empresa mesmo em situação positiva tenha problemas com o Fisco.

Ah! Você lembra que na minha primeira conversa com minha advogada ela logo foi perguntando de meu contador? Então, com bancos e possíveis investidores não é diferente, eles desejam as informações de sua empresa, mas querem isso em relatórios contábeis.

Olha, vou encerrando por aqui mais deixo bem claro, que todo empresário, todo empreendedor, toda empresa precisa sem dúvida de um excelente contador(a), um excelente gerente de banco e um excelente advogado e um excelente marketing, não nessa exata ordem, mas o fato é que estes quatro itens, farão uma diferença muito grande em sua empreitada.

Ah! Eu não falei sobre o marketing, não é? Bem se você leu até aqui, quer dizer que ele está funcionando...(risos)

#contabilidadedigital

#automaçãofiscal

#automaçãocontábil

#contabilidadeconsultiva

#vaisobitvai

#voasobitvoa

Eu performo empresas contábeis, e vocês, meus mestres e senhores, meus clientes e amigos, cientistas da riqueza, salvam o Brasil!

Muito obrigado por ler, estamos juntos!

E se gostou, curta e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

E até o próximo post!





Blog From Author

Osmair Marangne - CEO na SOBIT | Empresa especializada em Automação de Rotinas Contábeis, graduado em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário Padre Anchieta com MBA em Administração de Empresas pela FGV, atua na área de tecnologia à mais de 20 anos e trás em seus currículo de experiência e formação profissional com atuação em instituições financeiras, seguradoras e à 10 anos especificamente na gestão da SOBIT, focado em soluções para empresas contábeis.



Teste agora mesmo, tenha uma excelente experiência, acredite,
isso vai fazer de você, nosso fã!

Comentários

Filipe Marpat

Interessante, mas eu ainda adicionaria o fornecedor de tecnologia, sou cliente SOBIT e não imagino mais meu escritório sem a SOBIT.

responder

Carme Souza

Neste ano, nos desdobramos para conseguir atender o empresário, isso é verdade.

responder

Paulo Fernandes D'Marco

Excelente texto, acrescentaria mais alguns profissionais, mas a matéria traz uma base importante..

responder

Gerson Martins

Eu sei muito bem o que é ter um contador ruim, e paguei bem caro por isso! Tanto que atualmente tenho meu próprio departamento de contabilidade, interno.

responder

Anômimo

Assiti os vídeos e desejo uma apresentação da SOBIT, no aguardo!

responder

Carlos Eduardo

Parabéns Osmair, pela humildade em reconhecer que nunca paramos de aprender, sou cliente SOBIT, e reconheço vocês com uma empresa na vanguarda da contabilidade brasileira.

responder

Deixe seu comentário